20 de outubro de 2010

talento X esforço

sempre leio artistas discutindo a importancia de escolas especializadas em arte.. e já li vários absurdos.. como eu sempre tive uma resposta pronta pra quando fosse a minha vez de falar sobre isso e como ando numa fase em que eu não sinto que preciso mais estar no sofá do Jô pra poder publicar minhas opiniões e compartilha-las (blog bombando, êêêêê!) resolvi colocar aqui mesmo alguns pensamentos meus sobre esse quesito!
.
em arte o termo "ensinar" é sempre relativo! existem, claro, coisas que não têm como se aprender.. você, como artista, tem que ter dentro de si um impulso e encontrar um jeito de manifesta-lo, seja atuando, dançando, cantando, escrevendo, ou misturando todas as infinitas possibilidades que te agradarem!
.
o que, na verdade a escola vai fazer é te dar instrumentos que facilitem essa manifestação! ou seja, que te ajudem a melhora-la cada vez mais!
.
mas uma coisa me incomoda bastante nesse assunto, a história do "TALENTO"!
.
começo deixando claro que eu em momento ALGUM* quero dizer que ele não existe! existe SiM
e eu vejo vários exemplos ao meu redor do que pode ser considerado talento! porém, não é de sua existencia que eu venho questionar.. e sim da sua necessidade!
.
existe quem atue incrivelmente bem sem nunca ter estudado uma técnica?
existe!
existe quem faça música sem nunca ter aprendido a teoria?
existe!
existe quem dança divinamente sem nunca ter tomado aulas?
existe!
e daí em diante passando por todas as outras manifestações artísticas existentes, estou citando as que eu tenho contato, mas acredito que isso exista em todo tipo de arte!
.
mas esses casos são EXCESSÕES!
e isso é, indiscutível!
.
não se pode julgar um todo pela parte. isso é injusto e se fosse admissível estaríamos, agora, num
mundo bem mais atrasado do que estamos hoje!
.
existem pessoas iLUMiNADAS que ou nascem sabendo fazer certo ou tem extrema facilidade para algo.. mas isso não significa que uma outra, em contrária situação, não seja também capaz! só uma questão de tempo e (a minha palavra tão* esperada pra esse post!) ESFORÇO!
.
se você encontrar um caminho que te guie somado à pessoas que te auxiliem, você pode SiM* se tornar um artista tão bom quanto ou até melhor que os que já fazem aquilo naturalmente!
.
e agora me desculpem,eu não gosto de fazer isso assim, descaradamente, mas o post vai virar biográfico! afinal de contas eu tiro tudo que escrevo de dentro da minha própria alma e não da de outra pessoa e, nesse caso, não tenho como não me citar como exemplo!
.
eu não nasci com talento ALGUM! ao contrário, cresci num meio em que você é treinado para ser igual! não me deram bons livros pra ler, boas músicas pra escutar nem me levaram a bons espetáculos.. eu busquei a arte sem base alguma sobre ela e, no começo, me parecia sempre MUiTO distante!
.
comecei a estudar ARTE há 4 anos atrás! (coloquei em maiúscula pq já tinha feito uns 10 anos de ballet antes disso mas no caso não era exatamente arte o que eu fazia!) fiz um curso de teatro, terminei, comecei a dançar (agora sim!), estou estudando música e, vez ou outra me arrisco a escrever umas paradas aí, bobeirinhas!
de verdade, nada disso que eu citei veio de mão beijada! eu tive que ralar e MUiTO* pra conquistar o pouquinho que eu já conquistei! e eu não estou dizendo pouquinho por modéstia, estou dizendo pouquinho exatamente pq eu vejo pessoas talentosas ao meu redor e me miro nelas, afinal de contas, se elas estão ali, pode ser por dom natural, mas é exatamente ali que eu quero chegar! então sei que ainda é muito pouco oq eu conquistei! mas esse pouco já me dá impulso suficiente pra que eu busque mais e mais e MAiS*! pra que eu me esforce todo dia e dê risada do metro lotado quando me esmagam as costelas, sabendo que aquilo é só um degrauzinho que eu preciso subir pra continuar buscando o que eu quero!
.
e quer saber? eu sei que eu posso!
não nasci com nada pronto! mas cada dia eu aprendo uma coisa nova e isso SiM* é necessário!
.
QUALQUER PESSOA* que se esforce, se traçar uma meta, pode cumpri-la!
pode soar uma auto-ajuda barata, mas não é! é um post pra falar sobre ESFORÇO e desmistificar o talento que algumas pessoas julgam ser necessário pra arte!
.
talento é bom! mas ele pode corroer seu ego e faze-lo estagnar-se! ficar ali! imóvel! só escutando elogios e acreditando neles!
ao passo que se você cria a sua própria estrada e caminha por ela, cada passo que você der, por menor que seja e por mais invisivel aos olhos alheios, será uma vitória própria! e pode crer que você vai acreditar muito mais nessa sensação do que em qualquer elogio!
.
.
.
to tendo a clara noção de que esse post ficou um típico texto libriano daqueles enormes, que
. ninguém vai ler e que dão mil voltas pra dissertar sobre uma questão pequena!
mas enfim... precisava vomitar tudo isso e dizer que hoje, eu tive uma sensação infinitamente gratificante: eu senti que eu estava EXATAMENTE onde eu queria estar! e foi assim a manhã inteira e a tarde inteira!
.
eu estou feliz!
.
sem dinheiro, como escutava meus professores no começo falarem que ficam sempre e pensava:
"até parece que eles ficam felizes sem dinheiro só por amor à arte".. e talvez só hoje, 4 anos depois, eu esteja sentindo aqui dentro o que é essa sensação!
.
de alimentar a alma! com a arte!
.
.
boa noite!

2 comentários:

  1. Pois é...
    Mesmo achando que vc. teve sim algumas coisas na sua infância que não foram aproveitadas por talvez não estarem no "momento certo prá vc.", acredito sim no ESFORÇO e sei que o seu te levará LONGE!!!!
    Mamys

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as coisas que foram te apresentadas na infância não estavam "no seu momento", e sei que o seu ESFORÇO te levará LONGE!
    Mamys

    ResponderExcluir