13 de setembro de 2010

um post sobre amor! (e sobre tudo que vem junto com ele!)

... especialmente dedicado e inspirado e destinado a um dos meus melhores amigos: Tiago M. P. Fonseca (pq ele acha que inteiro é grande demais!)

Vingança segundo o dicionário:
"1. Ato ou efeito de vingar.
2. Atitude de quem se sente ofendido ou lesado por outro e efetua contra ele uma ação mais ou menos equivalente."

Vingança segundo a Wikipedia:
"Vingança consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais."

Vingança segundo Dalai Lama:
"A vingança não vai reduzir ou prevenir o mal, porque ele já aconteceu"

uma definição, uma explicação e uma reflexão sobre o mesmo assunto.
na minha tradução, todos querem dizer que a vingança é a consequencia negativa de um acontecimento ruim.
pois bem.
se o acontecimento, por si só, já é ruim, nada nega o fato que a sua consequencia negativa tende, por excelencia, a ser ruim.
pois se o acontecimento é ruim, sua consequencia negativa é, como o complemento já diz, ruim também, não podemos crer que algo em torno desse que pode ser chamado de um "circulo vicioso", seja bom!

nada será bom nem em torno desses acontecimentos, nem em torno das pessoas envolvidas.
porém pior será pra pessoa que o comete conscientemente.
pq a pessoa que faz o mal inicial pode não ter cometido por inteira maldade. e mesmo assim sendo não será NUNCA* a principal afetada por esse desejo, inutil, de reparação.
afinal nada será reparado e, na maioria dos casos, só piorará a questão que já tende a ser pesada pra ambos os lados.

tanto a antiga Biblia como as contemporaneas filosofias de vida pregam o perdão e ensinam a sempre pagar-se o mal com o bem.
a família nos ensina que "não devemos fazer aos outros o que não desejamos que façam conosco".. e a gente cresce com o mundo tentando nos provar que o melhor é o contrário e que espertas são exatamente as pessoas que conseguem, de algum modo, tirar proveito do sofrimento alheio.
é uma questão de raciocínio, além de educação primária.
se alguém me machuca, maltrata, trai, passa a perna, com certeza a primeira pessoa a sentir as dores dessa atitude sou eu.
porém, cometer alguma atitude igual ou pior que a da pessoa não vai fazer com que as dores que eu senti sejam curadas. elas podem ser "anestesiadas" momentaneamente. mas não é algo benéfico, pois no exato momento em que eu cometo a atitude tão "necessária" pra me sentir melhor perante àquela pessoa que me fez mal, acabo me tornando um ser humano do tamanho EXATO ao dela. ou seja, equiparamo-nos, sim, mas não em um aspecto superior e sim em um inferior.
e o que era uma maldade, virou duas. e o erro que era de uma pessoa, agora é de ambas!
ou seja, nada positivo.

no caso do amor, trata-se de aspectos ainda mais sublimes e sensíveis. a pessoa magoada só consegue enxergar sua dor e não percebe o quanto é capaz de, sozinha, aumenta-la, ao tomar uma decisão vingativa.

muitos anos atrás se descobriu o formato da terra. REDONDA! depois descobriram o percurso da terra. DOiS CíRCULOS! um envolta de si mesma e um envolta de um Astro Maior.
não se pode acreditar que, estando sob um globo, que não se movimenta senão em círculos, teríamos uma vida de outra forma que não REDONDA!
é um CiCLO a vida!

ninguém recebe do universo algo que não doou.
ninguém alcança um objetivo que não almejou.
ninguém é abençoado ou prejudicado senão por algo que tenha feito antes, seja de bom ou de ruim.
é a nossa sorte e a nossa sina.
cabe a nós decidir qual caminho tomar.
cabe a nós pensar sobre o que queremos viver daqui uns anos, ou daqui uns segundos e, a partir disso, agir conforme o desejado.

sair de um circulo negativo é sempre difícil. é um trabalho que exige, acima de tudo, consciencia.
precisamos enxergar o quanto aquilo que estamos vivendo está nos prejudicando para, aí sim, nos forçarmos a ir em busca de um novo caminho.

o amigo a quem eu dedico o texto é uma das pessoas mais incríveis que eu já conheci. alguém a quem eu posso dedicar tanto* amor quanto cabe em mim. porém é uma pessoa que, por motivos que ele nem ninguém pode entender, foi colocada num círculo vicioso negativo e precisa, o quanto antes conseguir sair dele.
ele já percebeu as dores, mas ainda não consegue compreender como fazer pra cura-las. e está traçando um dos caminhos que não vai faze-lo sair dele tão cedo.
eu não aguento ver isso acontecer sem poder fazer nada. sou uma amiga inconformada e que, diferentemente de outros que também perceberam mas não souberam ou não conseguiram ajudar, me sinto na obrigação de fazer tudo que puder para que as coisas voltem à um caminho agradável pra ele. por mais dificil e demorado que esse processo possa ser. eu preciso que ele saiba que EU VOU ESTAR AQUi! e nunca vou deixar de tentar ajuda-lo. por mais que isso o irrite muitas vezes, e eu sei que irrita. mas eu preciso faze-lo. afinal de contas, eu enxergo que a única motivação dos seus erros, é a mesma que a minha: uma louca e infinita vontade de "AMAR, E AMADO SER!"

eu te amo, Tiago.

e nunca vou dizer palavra ou tomar atitude alguma que não seja unica e exclusivamente pro seu bem.

espero que esse texto alcance pelo menos parte do meu carinho.
afinal de contas, é UM POST SOBRE AMOR!

2 comentários:

  1. Bem... como já disseram os Beatles: "All you need is love".

    Um dia ele chega e passa toda vingança, toda mágoa, todo mal.
    =)

    ResponderExcluir