13 de abril de 2010

retomada!

retomar o blog está na lista de coisas que eu ando querendo (re)organizar! mania chata de libriana de quando a vida está toda de cabeça pra baixo pegar a agenda e fazer uma listinhaenumerando coisas que precisam ser mudadas tais como:
*não vou mais dormir sem tirar a maquiagem pra depois acordar com o rosto com tantas espinhas como se eu tivesse ainda na puberdade (e eu saí dela já?!)
*não vou mais começar novos livros sem ter terminado o anterior pra depois ficar desmotivada e acabar empacando 2 ao mesmo tempo
*não vou mais entregar meu coração pulsando à primeira pessoa que me parar no metro pra perguntar se está no sentido certo da baldiação, pra depois não ter que vê-lo sendo atirado trilho abaixo sem chance de poder pular pra salva-lo!
*não vou mais deixar a agenda de lado pra acabar esquecendo a lista de coisas que resolvi mudar e depois acabar fazendo todas, todos os dias!
*não vou mais começar minhas metas com "não" pq ele já traz negação ao meu objetivo!

...e por aí vai...

então como retomada já postei um texto sobre o processo que há muito estava entupido e desejado... e hoje vou postar um trecho do livro que eu tristemente estou terminando "Comer Rezar e Amar"... uma parte que li no ônibus voltando de viagem ontem, já fazendo parte das mudanças, pq eu pensava não conseguir ler em ônibus sem ficar enjoada!

"Ketut prosseguiu explicando que os balineses acreditam que cada um de nós, quando nasce, vem acompanhado de quatro irmãos invisíveis, que vêm ao mundo conosco e que nos protegem durante a vida. Quando a criança está no útero, seus quatro irmãos estão lá com ela também - são representados pela placenta, pelo líquido amniótico, pelo cordão umbilical e pela substância amarela e sebenta que protege a pele do bebê. Quando o bebê nasce, os pais recolhem o máximo possível dessas substâncias externas relacionadas ao nascimento, depositam-nas dentro de um coco vazio e enterram-nas junto à porta da frente da casa da família. Segundo os balineses, esse coco enterrado é o local sagrado de descanso dos quatro irmãos que não nasceram, e esse lugar é cuidado para sempre, como um santuário.
Desde que começa a adquirir consciência, a criança aprende que esses quatro irmãos a acompanham no mundo aonde quer que vá, e que eles sempre cuidarão dela. Os irmãos encarnam as quatro virtudes de que uma pessoa necessita para ter segurança e felicidade na vida: inteligência, amizade, força e (adoro essa) poesia. Os irmãos podem ser chamados em qualquer situação crítica para resgatar e ajudar. Quando você morre, seus quatro irmãos espirituais recolhem sua alma e levam você para o céu.(...)
Instruiu-me (...) a pedir ajuda de meus irmãos ao longo da minha vida, sempre que precisar deles. Diz que não preciso ser formal ao falar com eles, da maneira que somos formais quando rezamos a Deus. Tenho permissão para falar com meus irmãos com um afeto familiar, porque "Isso só sua família". Ele me diz para pronunciar seus nomes enquanto estiver tomando banho de manhã, e eles virão se juntar a mim. Para pronunciar novamente suas nomes a cada vez antes de comer, e assim permitirei que meus irmãos também apreciem a comida. Para chamá-los antes de ir dormir, dizendo: "Estou dormindo agora, então vocês precisam ficar acordados e me proteger", e meus irmãos me protegerão durante a noite, detendo demônios e pesadelos."

achei essa ideia a coisa mais linda e reconfortante do mundo e pensar sobre ela me deu um alivio incrível de saber que não só tenho alguém inteiramente disposto a me acompanhar e ajudar o tempo TODO na vida como esse alguém na verdade são QUATRO* alguéns e, ALÉM DE TUDO, são parte de mim!
adorei saber que a vida seria mais fácil se eu tivesse nascido em Bali, mas consigo trazer oq a lição tem de bom pro Brasil mesmo e, seguindo essa idéia, dedico esse trecho ao meu amigo Tiago Maioto e à minha amiga Thaiane Moregola que têm TM nas iniciais que nem o Teatro Mágico e que nem a expressão "Tanto melhor".. que é o que eu desejo pra eles, de todo meu coração!
Rezar está na lista de coisas que eu preciso retomar e, assim que eu conseguir cumprir, rezarei para que os oito irmãos de vocês dois ajudem a iluminar oq precisa ser urgentemente iluminado por aí! (e não, os irmãos de vocês não trabalham na Eletropaulo!)

beijos, boa noite!

Um comentário:

  1. Vc. pode me dizer onde estão meus dois outros irmãos??
    Mamys

    ResponderExcluir