25 de janeiro de 2011

Sampa City!


é. eu acho brega. isso de dar parabéns pra cidade. afinal, ela não escuta, não é mesmo?! mas tão brega quanto aquilo de post de fim de ano e eu o fiz, não?! então aqui vai minha pequena homenagem pra minha grande terra natal e eterna!

São Paulo é a cidade que eu escolheria, se eu pudesse e precisasse ter escolhido. mas afinal, ela me escolheu. nasci naquela avenida, como é mesmo o nome?! PAULiSTA! pois é. ali nasci e ali me acho, mais que em qualquer outro lugar, mais que em qualquer outra paisagem.

o meu amor pela cidade pode ser facilmente compreendido traduzindo essa foto, tirada da janela do meu quarto no começo de 2009:

se você prestar atenção, tem várias coisas numa mesma foto:
-céu limpo e claro, de dia bonito no canto superior direito
-sol de fim de tarde ao centro
-céu pronto pra tempestade de verão na margem esquerda
-paisagem de arvores (não sei se dá pra enxergar, é a parte escura central da foto!)
-paisagem de prédios

são movimentos diferentes numa mesma foto, num mesmo local, num mesmo horário. se eu fosse definir a metropolezinha em uma palavra seria essa: mistura!
o fato é esse: são paulo é TÃO* grande que tem espaço pra tudo!
pra tudo MESMO!
num mesmo cenário!

tem espaço pra lugares como a Casa das Rosas e a Praça do Por do Sol, ao mesmo tempo que tem espaço para lugares como o Carandiru e a Febem.
tem espaço pra chuvas e tempestades ao mesmo tempo que tem espaço pra dias de verão de sol até 9 da noite.
tem espaço pra gente que faz arte na rua ao mesmo tempo que tem espaço pra quem precisa de 2 horas pra chegar em seu escritório na Berrini.
tem espaço pra fazer Parada Gay na mesma avenida da Marcha pra Jesus e na mesma, ainda, que se é agredido gratuitamente sem qualquer motivo.
tem espaço pra amar, desamar, viver, trabalhar, morrer, rezar, dançar.. ok, tem espaço pra isso em qualquer cidade, eu sei.. mas não com TANTAS* opções pra cada uma dessas coisas da vida!

consigo enxergar, claramente, o quanto as pessoas que tem a cidade no coração são feitas, materialmente e espiritualmente, dessa grande mistura!
todos temos parentes vindos de todo canto, hábitos diferentes, objetivos, e o que é mais incrível, cabe TODO MUNDO aqui dentro. a cidade nunca fica pequena demais pra ninguém. a não ser pra quem é pequeno demais por si só.
entendo que algumas pessoas não gostem daqui, a minha mãe mesmo vive reclamando e querendo ir embora pra Limeira City, mas é uma clara questão de movimento. você precisa entender a cidade, precisa sentir que o caos está também dentro de você e que, talvez, seja realmente necessário que você pegue o metro na Sé as 18:30 pra entender que no mundo, cada um tem seu espaço AO MESMO TEMPO que há espaço pra cada um!

eu vivo isso.
essa cidade pulsa em mim.
eu adoro a praia, mas jamais trocaria a minha cidade.
talvez até soubesse ser feliz em outros lugares, mas não ssaberia não sentir falta de tudo, até das coisas chamadas "ruins" como o barulho, a massa, o medo, o transito.. eu sou terrivelmente apaixonada pela dificuldade que é viver num lugar como aqui.
e não entendo quem não me entende!
ao invés de Parabéns, vou dizer Obrigada hoje à minha cidade! por me fazer feliz em qualquer momento que eu esteja solta por ti. Rodar-te sem rumo, é um dos privilégios inigualáveis que só quem tem alma metropolitana e sensibilidade suficiente entende!

Obrigada!


(foto tirada de um dos meus lugares favoritos, uma das minhas vistas favoritas, da minha segunda casa favorita, das duas avenidas que marcam tantas das minhas lembranças favoritas. um dos pontos que eu ainda espero morar só* pra poder aproveitar-te, São Paulo, ao máximo que puder!)

Feliz Aniversário, minha cidadezinha!


2 comentários:

  1. São Paulo é a minha cidade do coração. É onde eu queria estar, sempre! Amei sua descrição!
    Mary

    ResponderExcluir
  2. Olhaaa! Não tinha visto que vc tinha feito esse post. E nem que tinha feito essa declaração pra esse lugarzinho que é minha casa. E nem que vc tinha essa foto que eu nem sabia que vc tinha. E nem que minha mãe tinha comentado aqui antes.
    Mas amei o post tbm. E eu tbm te entendo. E eu tbm amo São Paulo.
    Bjos!

    ResponderExcluir